Primeiro produto do acordo com a Volks começa a ser fabricado

Desde ontem 1700 trabalhadores na montadora estão de férias coletivas para ajustes técnicos na linha da nova Saveiro

Linha de montagem da Saveiro na planta em São Bernardo


Mil e setecentos companheiros na Volks, em São Bernardo, estão em férias coletivas desde ontem, enquanto aguardam que a montadora promova ajustes técnicos na linha da Saveiro.

A parada vai adequar o sistema ao novo modelo do veículo, que será produzido na planta como resultado do acordo entre Sindicato e montadora, aprovado em assembleia no mês de março de 2012.
 
“A expectativa de fabricar um novo produto é sempre positiva, pois aumenta a participação da empresa no mercado, o que garante empregos na fábrica, além de ajudar outros trabalhadores por estimular a economia do País”, comemorou o coordenador geral da representação dos trabalhadores na Volks, Reinaldo Marques, o Frangão.

Novos mercados

Segundo ele, o acordo que garantiu o novo produto também colocou a unidade da Anchieta em igualdade com outras fábricas da montadora pelo mundo.
 
“Aumentamos nossa competitividade interna e temos mais poder de disputar novos mercados em todo o planeta”, afirmou.

“Mais uma vez, isso garante empregos na fábrica em São Bernardo e ajuda a economia do País”, ressaltou Frangão.

O coordenador da representação relembrou que a empresa já investiu cerca de R$ 250 milhões na nova linha da pick-up, que ocupa um espaço até então desativado e servia de depósito desde a transferência da fábrica de motores para São Carlos, no final da década de 90.

As coletivas serão de dez dias e todos os 1.700 companheiros em férias receberam treinamento para operar a nova linha assim que voltarem para a fábrica.

Tem mais

A negociação do Sindicato com a Volks também prevê as fabricações do novo Gol e de um novo modelo sedan, garantindo investimentos na planta Anchieta até 2017, pelo menos.
 
Para Frangão, esse acordo foi bastante oportuno para enfrentar o atual cenário econômico no mundo, devido a extensão da crise internacional.

“O acordo dá tranquilidade à companheirada por garantir os empregos e isso é importante para superarmos os desafios que virão pela frente”, lembrou o dirigente.
 
“Ele funciona como uma espécie de vacina contra as consequências da crise na Europa e nos Estados Unidos”, definiu o coordenador geral da representação na Volks.

Todos os formados pelo Senai na VW serão efetivados

Quarenta e três alunos do Senai na Volks formados no primeiro semestre deste ano voltarão de férias em agosto para assumirem seus novos postos na empresa como efetivados.

A conquista reflete também o momento de crescimento da empresa como resultado da negociação mantida com o Sindicato e aprovada pelos trabalhadores, em assembleia realizada em março de 2012.

“Ter essa chance é como ser aprovado em um vestibular da Fuvest, um dos mais concorridos do País”, comparou o coordenador geral da representação dos trabalhadores na montadora, Reinaldo Marques, o Frangão.

Conhecimento

Os novos efetivados na Volks irão trabalhar na ferramentaria, montagem final, armação e PTO (câmbio e transmissão).

“Esses jovens irão compartilhar o conhecimento com a companheirada no chão de fábrica. Isso é muito bom para todos”, afirmou Frangão.

Dos 43 efetivados, 30 são homens e 13 mulheres.

Relembre o acordo do Sindicato com a Volks

O acordo que garante investimentos na planta de São Bernardo da Volks pelo menos até 2017 foi aprovado durante assembleia realizada no dia 28 de março de 2012.

A proposta garante a fábrica da montadora no ABC por, pelo menos, mais dez anos, reajuste salarial acima da inflação, PLR por cinco anos, além do desenvolvimento e produção de dois novos modelos.

Benefícios

“O acordo não beneficia só os trabalhadores na Volks, mas envolve o crescimento de todo o ABC”, disse o secretário-geral do Sindicato, Wagner Santana , o Wagnão.

Para o dirigente, a conquista é de toda a categoria, pois a permanência da montadora consolida a vocação da região de maior polo automotivo do Brasil.

Da Redação