Primeiro semestre tem a Fiat (mais uma vez) comandando as vendas
Vice-líder, VW dobrou vantagem sobre a GM, marca que recuou 15% no período
O mercado de veículos leves fechou o primeiro semestre rigorosamente com mesmo enredo dos últimos quatro anos: Fiat liderando com folga os licenciamentos. A marca mais antiga e de maior poder de penetração da Stellantis no Brasil alcançou 241,4 mil unidades negociadas no período. O resultado representou crescimento de 9,5% sobre os emplacamentos dos seis primeiros meses de 2024, quase o dobro da média de 5% do mercado interno.
Com isso, aumentou pouco menos de 1 ponto porcentual sua participação, para 21,3%, segundo a Fenabrave. Em junho não foi diferente. Obteve 41,8 mil licenciamentos, 20,8% do total, sustentando boa diferença para a segunda colocada Volkswagen, que somou 37 mil unidades ante 21,9 mil da GM e 16,2 mil da Hyundai. Com 14,9 mil emplacamentos, a Toyota completou o quinteto líder do mês.
Como já é histórico, a Fiat tem nos comerciais leves fortes aliados para sustentar a ponta das vendas no Brasil. Se negociou 137,6 mil carros de passeio (+7%) na primeira metade de 2025 — e ficou atrás dos 154,2 mil da Volkswagen —, entregou aos clientes finais 103,7 mil picapes e furgões, 13% a mais na comparação anual e que representaram 41% do segmento. A VW, segunda colocada em comerciais leves, vendeu menos de um terço do que a Fiat. Suas 31,2 mil picapes licenciadas, representaram apenas 12,3% do segmento.
Ainda assim, a marca alemã tem o que comemorar. Na soma de automóveis e comerciais leves, avançou no semestre expressivos 10,5%, para 185,4 mil licenciamentos, e ampliou a participação também em quase 1 ponto porcentual. A Volkswagen tem agora fatia de 16,4%, quase 6 pontos porcentuais a mais do que a terceira colocada General Motors, o dobro da vantagem estabelecida no primeiro semestre do ano passado.
Do AutoIndústria