Proconve L7: GM anuncia mudanças técnicas para reduzir emissão

A GM anunciou mudanças técnicas em seus carros para atender ao temido Proconve L7, que vitimou até modelos de algumas marcas no mercado nacional. Para atender as novas regras, bem mais rígidas, a montadora americana usou sua engenharia para alterar algumas coisas. Diante do L7, a GM garante ter conseguido reduzir as emissões de gases em até 43% por modelo.

Para atender ao L7, a GM fez alterações basicamente nos sistemas de exaustão e de armazenamento e distribuição de combustível. Outra mudança foi na ECU, reprogramada para o sistema que controla e reduz a emissão de vapores tóxicos do tanque durante o processo de abastecimento, redução a evaporação.

No caso do motor diesel, usado pela S10 e Trailblazer, a montadora adicionou um novo filtro de partículas que anula em até 95% a emissão de particulados, sendo ele controlado eletronicamente. A GM menciona nova calibragem de motor e câmbio, mas sem alteração no desempenho. Contudo, não se sabe se isso muda os números de potência e torque. De qualquer forma, isso ficará evidente se os números oficiais mudarem a partir de janeiro.

Entre os fabricantes de veículos, a GM é uma das que anunciaram não ter problemas com o Proconve L7 em relação à produção, visto que algumas montadoras possuem carros inacabados esperando por peças no padrão atual, ou seja, sem atender ao L7. O Proconve L7 chega em janeiro com redução das emissões de poluentes na atmosfera, especialmente as evaporativas, que serão reduzidas de 1,5 g para 0,5 g durante 24 horas, já que até agora, era medida apenas durante duas horas.

Do Notícias Automotivas