Produção aumenta: Volkswagen contrata 200 e efetiva 600 trabalhadores
Contratações são consequência do aumento de produção e da preparação para novos lançamentos. Outros 650 trabalhadores podem ser efetivados. Nos últimos dois anos, 1.700 metalúrgicos foram admitidos pela montadora na unidade Anchieta, demonstrando um crescimento contínuo da produção, mesmo após o início da crise econômica internacional em setembro do ano passado
A planta Anchieta da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, começa a contratar 200 trabalhadores nesta terça-feira (23) para atuar na produção. Os contratos são por prazo determinado. Outros 150 trabalhadores já foram contratados neste primeiro semestre pelo mesmo sistema.
A Volkswagen também efetivou, ao longo do primeiro semestre deste ano, 600 trabalhadores contratados por prazo determinado. Outros 650 podem ser efetivados até o final de 2009. As contratações são consequência do aumento da produção e da preparação para novos lançamentos.
Nos últimos dois anos, 1.700 metalúrgicos foram admitidos pela montadora na unidade Anchieta, demonstrando um crescimento contínuo da produção, mesmo após o início da crise econômica internacional em setembro do ano passado, segundo o coordenador da Comissão de Fábrica, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho. A maioria foi contratada por prazo determinado.
Bigodinho lembrou que a fábrica está com um ritmo de trabalho intenso, com dias adicionais de produção, o que traz boas perspectivas para o segundo semestre. “Estamos na expectativa também da efetivação de cerca de 650 companheiros hoje contratados por prazo determinado, além de mais contratações”, disse.
Ele comentou ainda que o ritmo de produção da Volks beneficia toda a cadeia automotiva, que deverá seguir o ritmo da montadora.
“Nos cinco primeiros meses de 2009, a produção de automóveis na unidade de São Bernardo aumentou mais de 9% em relação ao mesmo período no ano passado”, disse Silva. Os trabalhadores da fábrica no ABC estão com dias adicionais de produção desde janeiro. A expectativa é que, além de mais efetivações e das contratações iniciadas nesta terça-feira (23), outras sejam anunciadas.
“O cenário econômico estabelecido no momento com projeções atuais da própria empresa (Volkswagen) levarão a uma positividade no mercado automobilístico brasileiro e novas contratações”, afirma Valdir Freire Dias, vice-presidente do Comitê Mundial de Trabalhadores na Volkswagen e que trabalha na planta Anchieta. Segundo ele, os contratados por prazo determinado deverão ser efetivados conforme seus contratos forem vencendo.
LEGISLAÇÃO – De acordo com a Lei Federal 9.601 de 1998, regulamentada pelo Decreto 2.490 no mesmo ano, os contratos por prazo determinado podem ser renovados várias vezes, mas as renovações têm de ser feitas dentro do limite máximo de dois anos.
A empresa pode tornar o contrato por prazo indeterminado (efetivando o trabalhador) a qualquer momento. O tempo de serviço é contado para a aposentadoria. Os demais direitos previdenciários são garantidosA Volks começou nesta terça-feira (23) a contratar 200 trabalhadores para dar conta do aumento da produção e se preparar para os novos lançamentos.
Da Redação