Produção da BYD no Brasil vai atrasar
Montagem em SKD agora tem previsão de início em setembro
A BYD confirmou, na quarta-feira (26), o atraso no cronograma de produção em sua fábrica de Camaçari (BA). A marca disse que as linhas de montagem serão ativadas no segundo semestre, sem especificar um mês. Antes, a previsão era março. Autoesporte apurou com fonte oficial ligada à montadora que a operação deve ter início no mês de setembro.
Os atrasos ocorreram em decorrência das denúncias de más condições e o subsequente resgate de 163 funcionários da Jinjiang Construction Brazil Ltda, empresa terceirizada contratada pela BYD para operar em Camaçari (BA). A fabricante teve de encerrar vínculo com a prestadora de serviços e viu o Ministério Público do Trabalho embargar parte das obras do complexo. Como consequência, teve de rever alguns processos e reorganizou seu cronograma.
O plano de produção SKD (quando as peças chegam já prontas do exterior) permanece. Agora, no entanto, com início em setembro. Seja como for, fontes garantiram que a marca fará uma transição para montagem em CKD (Completely Knocked-Down), com início até dezembro. Justamente por isso, caem por terra os planos de “produção total” da BYD em Camaçari a partir de agosto. Nessa etapa, a fabricante planejava fazer carros na Bahia já com índice de nacionalização de cerca de 70%.
Para mitigar os problemas em Camaçari, a BYD seguirá importando veículos da China. 5.524 unidades das famílias Dolphin, Song e Yuan chegarão ao país nesta quinta-feira (27) por meio do Explorer 1, navio Ro-Ro (que transporta cargas que podem ser roladas para dentro e fora do cargueiro) da própria companhia. A embarcação irá atracar no Portocel, em Aracruz (ES). A previsão, ainda, é de que mais duas remessas de 5.500 carros da BYD cheguem ao Brasil até junho – totalizando cerca de 17 mil unidades.
Do AutoEsporte