Produção da F-Series já está em fase de ajuste
Alexandre Colombo, coordenador geral da representação
Após negociações entre o Sindicato e a Ford, ficou definida a retomada da produção da F-Series a partir de agosto na planta de São Bernardo.
Com um volume de produção inicial de 40 unidades por dia, o retorno da linha de caminhões leves ao ABC vai gerar por volta de 200 postos de trabalho na fábrica da cidade.
O anúncio da empresa sobre a volta da fabricação de caminhões leves na região ocorreu durante o lançamento dos dois novos caminhões extrapesados da Ford, o Cargo 2042 e o Cargo 2842, em junho do ano passado.
“Essa conquista é fruto da organização e da consciência dos trabalhadores que acreditam no crescimento e no futuro do Brasil”, afirmou o coordenador geral da representação, Alexandre Colombo.
Ele lembrou que o acordo negociado pelo Sindicato com a empresa previa investimentos de cerca de R$ 1,2 bilhão na fábrica e foi aprovado durante assembleia realizada em novembro de 2011.
Um dos principais pontos do acordo foi a instalação de uma plataforma global em São Bernardo, o que colocou a montadora do ABC no mesmo patamar de outras plantas mundiais da empresa.
“A nova produção já está em fase de ajuste, com alguns pilotos sendo fabricados”, contou o coordenador do Sistema Único de Representação, o SUR, José Quixabeira de Anchieta, o Paraíba.
Segundo o representante, os dois modelos da série que serão produzidos em São Bernardo são o F-350 e o F-4000.
“Os caminhões foram produzidos até 2011 e descontinuados. A produção volta muito em função das regiões metropolitanas, que tem valorizado o transporte de cargas com caminhões de menor porte”, afirmou o presidente do Sindicato, Rafael Marques.
“Os novos caminhões chegam modernizados e é uma boa notícia para os trabalhadores, para a cidade e para a indústria de São Bernardo”, prosseguiu.
“A longevidade da indústria no ABC está relacionada a debates como este que os companheiros na Ford mantiveram com a empresa”, disse Rafael.
“Estas conversas resultaram em um importante aporte de investimentos que está gerando a fabricação de novos produtos como o New Fiesta e os caminhões pesados Argo na região”, concluiu o dirigente.
Posse do SUR na Ford é hoje
Os integrantes eleitos para o Sistema Único de Representação, o SUR, na Ford, tomarão posse hoje na empresa, às 14 horas. Sapinho, Bakalhau, Titica, Macedo, Alemão, Claudião, Tubarão, Leonardo, Máskara, André, Marquinho, Sandrinho, Soró, Silvano e João Cayres assumirão o SUR.
“A participação massiva dos companheiros que depositaram seus votos nas eleições nos fortalece para seguir este caminho na organização dos trabalhadores”, destacou o novo coordenador do Sistema Único de Representação, Adalto Oliveira, o Sapinho.
Ele e os demais integrantes do SUR receberam 97,6% dos votos válidos em maio e foram aprovados por cerca de mil trabalhadores, que lotaram o auditório da Sede durante convenção realizada no dia 24 de abril (foto).
Segundo o novo coordenador, os representantes já estão organizando um seminário de planejamento para as ações que serão realizadas nos próximos três anos, período do mandato.
Da Redação