Produção de aço do Brasil cresce 4% em junho

A produção brasileira de aço bruto cresceu 3,9 por cento em junho sobre o mesmo período do ano passado, informou nesta quarta-feira a Associação Mundial de Aço (WSA).

No mês passado, o Brasil produziu, segundo a entidade, 2,962 milhões de toneladas de aço bruto, ante 2,850 milhões em junho de 2010 e 1,942 milhões no mesmo período de 2009.

Enquanto isso, a produção chinesa cresceu 11,9 por cento em junho, na comparação anual, para 59,9 milhões de toneladas, impulsionando o volume mundial para alta de 8 por cento no mês passado.

O Instituto Aço Brasil (IABr), que representa as siderúrgicas brasileiras, informou que os dados do setor, incluindo vendas e exportações devem ser divulgados esta semana.

Até maio, segundo o IABr, a produção brasileira de aço bruto havia crescido 9 por cento sobre os primeiros cinco meses de 2010, para 14,75 milhões de toneladas.

Se esse volume for somado com o dado de junho divulgado nesta quarta-feira pela WSA, a produção de aço bruto do Brasil no primeiro semestre foi de 17,715 milhões de toneladas, uma expansão de 8,2 por cento sobre as 16,380 milhões de toneladas do mesmo período de 2010.

Na comparação com 2009, quando a indústria ainda sofria impactos da crise financeira internacional, há uma expansão de 67,7 por cento, segundo a WSA.

Analistas afirmam que o desempenho das siderúrgicas brasileiras no segundo trimestre seguiu pressionado por um ambiente de dificuldade de imposição de preços maiores no Brasil aliado a um cenário de alta de custos.

Da Agência Estado