Produção de carroçarias cresce 5% no bimestre

Os fabricantes de carroçarias de ônibus produziram 4 mil 833 unidades no primeiro bimestre, em alta de 5% sobre igual período de 2010, aponta levantamento da Fabus, Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus, junto a sete associados. No mesmo período foram exportados 713 veículos, queda de 11,5%, enquanto as vendas domésticas cresceram 8%.

A redução de 21% nos níveis de produção da Caio-Induscar foi a surpresa negativa. A empresa de Botucatu, SP, limitou-se a 1 mil 174 unidades no bimestre, em torno de trezentas a menos na comparação. O declínio deveu-se sobretudo à redução de 80% nas exportações, que recuaram de 284 para 54 carroçarias.

Em contrapartida as duas menores fabricantes do quadro associativo cresceram muito acima da média. A Irizar, também de Botucatu, elevou a produção em 158%, para 129 unidades, 106 delas exportadas. A paranaense Mascarello produziu 29,5% a mais, alcançando quatrocentas carroçarias. Exportou cinqüenta delas – no primeiro bimestre de 2010 passara em branco nos embarques.

Por marca a líder do bimestre é a Marcopolo, com 1 mil 296 ônibus, evolução de 11%. Suas exportações cresceram 30%, passando de 302 para 394 unidades, respondendo por 55% do total nacional. Somada a produção da controlada Ciferal e sua parte na Neobus, o grupo totalizou 2 mil 374 unidades produzido.

A Marcopolo perdeu participação nos rodoviários, caindo de 72% para perto de 55%, total de 567 unidades. O espaço foi ocupado por Irizar e Neobus, que dobraram sua penetração de mercado: de 6% para 12%, cada qual com mais de 120 unidades.

Os modelos rodoviários ganharam participação no mix de produtos deste início de ano. Pularam de 17% para 21%, tirando espaço de intermunicipais, micros e minis. A linha urbana continua a responder por 56% das unidades fabricadas.

Da Autodata