Produção de ônibus terá incentivo de R$ 1 bilhão

O Conselho Curador do FGTS liberou o dinheiro para a expansão e troca da frota de ônibus urbanos. Essa medida anticrise atende a outra reivindicação dos trabalhadores e visa aumentar a produção.


Financiamento de ônibus virá do FGTS

Os trabalhadores marcaram mais um ponto na luta por medidas de estímulo à produção.

O Conselho Curador do FGTS aprovou resolução que libera R$ 1 bilhão exclusivamente para a aquisição e a renovação da frota de ônibus urbanos em 2009.

A decisão permitirá, ao mesmo tempo, o aumento nas vendas de veículos e a redução do tempo médio de uso da frota, que hoje está em torno de sete anos.

Eliminará, também, a necessidade de enquadramento e de seleção dos projetos pelo Ministério das Cidades, uma vez que os interessados deverão procurar diretamente a Caixa Econômica Federal, gestora dos recursos do FGTS.

Negociação
O secretário geral do Sindicato, Wagner Firmino Santana, o Wagnão (foto), participou de reunião na terça-feira (31), em Brasília, com representantes dos bancos de montadoras e da Confederação Nacional dos Transportes para tratar do acesso ao dinheiro às empresas de transportes e frotistas.

“Nosso empenho é para que o dinheiro chegue logo e mais fácil para que possamos ver em breve a retomada da produção no segmento”, avaliou. Em nossa categoria, Mercedes-Benz e Scania tem linhas de produção de ônibus.

Caminhões
Wagnão lembrou que o Sindicato segue cobrando medidas semelhantes para o estímulo à produção de caminhões, afetada pela crise econômica internacional, especialmente por conta na queda das exportações.

Embora a redução do IPI se estenda a esses tipos de veículos, a produção não reagiu dentro do esperado, daí a necessidade de medidas adicionais.