Produção de veículos de julho é a maior do ano
Saíram das linhas de montagem 237,8 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e chassis de ônibus em julho, o melhor volume para o ano e 15,7% acima do resultado de junho. Ainda assim representou queda de 3,6% na comparação com as 246,7 mil unidades produzidas no mesmo mês do ano passado.
O saldo do acumulado do ano, porém, é positivo: 6% de crescimento, somando 1 milhão 469 mil unidades. Segundo Igor Calvet, presidente executivo da Anfavea, o bom desempenho das exportações vem segurando a alta no ritmo das linhas de montagem: “Ainda estamos abaixo da previsão para o ano, de crescimento de 7,8%, mas esperamos que no segundo semestre consigamos aumentar o ritmo”.
Para alcançar os números projetados as associadas da Anfavea devem produzir 1 milhão 280 mil veículos, uma média de 256 mil nos próximos cinco meses. Este volume não foi atingido em nenhum dos cinco primeiros meses do ano.
Uma boa notícia vem do nível de emprego que, após dois meses em queda, voltou a crescer: foram contratados cerca de quatrocentos trabalhadores no mês passado, que somam 109,1 mil em toda a indústria. No ano são 1,9 mil postos de trabalho criados. A projeção da Anfavea para a produção foi mantida: 2 milhões 749 mil veículos, um avanço de 7,8% sobre o resultado do ano passado.
Da AutoData