Produção e venda de veículos crescem em setembro

A chegada de novos mode­los nacionais ao mercado e o aumento de 8,7% nas vendas entre agosto e setembro de­vido a melhora na economia levaram ao crescimento da produção de veículos no País em setembro.

De acordo com dados di­vulgados pela Anfavea (sindi­cato das montadoras), foram fabricadas 300.845 unidades entre veículos leves (auto­móveis e comerciais leves), ônibus e caminhões no País no mês passado. As conces­sionárias venderam 282.881 unidades no período, contra as 259.490 em agosto.

É a primeira vez no ano que a produção supera a casa dos 300 mil, sendo 13,7% superior aos cerca de 280 mil veículos registrados em agosto.

A recuperação foi especial­mente sentida no segmento de automóveis de passeio e comerciais leves, com alta de 14,6% em relação ao mês anterior.

Um dos motivos para o aumento das vendas foi a liberação de parte dos de­pósitos compulsórios dos bancos promovida pelo Ban­co Central, o que facilitou a concessão de crédito para os consumidores.

Também contribuíram as medidas de estímulo ao crédito lançadas pelo gover­no federal, que começaram a surtir efeito ao longo do mês, com a possibilidade que se intensifiquem ainda mais no último trimestre do ano.

Esses resultados registra­dos em agosto e setembro confirmariam a tendência de melhoria do segundo semestre, contribuindo para que o aumento das vendas continue.

Caso esta previsão se con­firme, a produção também manterá o crescimento e afas­tará as dificuldades no setor, garantindo o emprego e os salários da companheirada.

Da Redação