Produção e vendas de motos caem no primeiro trimestre
A Abraciclo(Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) anunciou nesta quinta-feira (05/04) que foram comercializadas cerca de 468,4 mil motocicletas no primeiro trimestre. O resultado representa baixa de 7%, quando comparado com o mesmo período do ano passado.
A produção nacional também apontou retração, registrando a fabricação de 509,5 mil unidades nos primeiros três meses deste ano, ante 533 mil no ano passado, baixa de 4%.
De acordo com a entidade, março registrou a comercialização de 164.688 veículos, queda de 5% sobre o ano passado e alta de 11% em comparação com fevereiro. Apesar do aparente crescimento sobre o mês passado, as vendas diárias no período (7.486 unidades) ficaram abaixo das do período anterior (7.844 unidades).
A Abraciclo informou que as vendas para o consumidor final (emplacamentos) apresentaram um leve avanço, de 1%, entre janeiro e março de 2012 em comparação com os primeiros três meses de 2011. O crescimento moderado seria resultado do empenho das marcas em campanhas promocionais e facilidades nas vendas.
“A baixa qualidade de vendas, com redução da margem de lucro, evitou uma queda nos emplacamentos no período. Com a restrição ao crédito e o estoque elevado, as redes de concessionárias foram forçadas a recuar os preços e dar descontos”, afirmou o assessor da Presidência da Abraciclo, Moacyr Alberto Paes.
Do ABCD Maior