Produção industrial avança 0,9% em relação a agosto, segundo Ipea
A venda de autoveículos manteve uma trajetória de crescimento e registrou novo recorde em setembro, impulsionada pelo fim dos cortes no IPI
O indicador Ipea de Produção Industrial Mensal (PIM) apontou para setembro uma evolução de 0,9% na comparação com agosto. Todos os setores tiveram melhoria, menos a produção de autoveículos. A venda de autoveículos manteve uma trajetória de crescimento e registrou novo recorde em setembro, impulsionada pelo fim dos cortes no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Foram vendidas 309 mil unidades no mês.
No entanto, em relação a setembro do ano anterior (último mês antes do agravamento da crise internacional), o desempenho do indicador calculado pelo Ipea foi ruim: queda prevista de 8%. Dentre os indicadores setoriais utilizados para o cálculo do PIM, apenas a produção de papel e papelão apresentou avanço na comparação com setembro de 2008, crescendo 5,1%. As vendas de papel e papelão tiveram o melhor desempenho em um ano.
Em agosto, a produção industrial comparada ao mesmo mês de 2008 teve queda de 7,2% – dentro do intervalo da projeção do Ipea. O PIM é calculado com base nos seguintes indicadores utilizados no modelo de previsão da produção física da Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) do IBGE: fluxo de veículos pesados em rodovias concedidas (ABCR e Tendências Consultoria); expedição de papel ondulado (ABPO); produção de autoveículos (Anfavea); e carga de energia (ONS).
Do Ipea