Produção industrial cresce 9,5% de setembro
Todos os indicadores setoriais apresentaram crescimento na comparação com o mesmo mês de 2007
A produção industrial de setembro de 2008 cresceu 9,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado. É o que aponta o indicador da Produção Industrial Mensal (PIM), documento produzido pelo Ipea.
Em setembro, todos os indicadores setoriais apresentaram crescimento na comparação com o mesmo mês de 2007. Na margem, os resultados foram mais heterogêneos. De acordo com o indicador, é esperado que a produção industrial cresça 9,5% na comparação interanual, com uma elevação de 1,4% na margem.
É possível destacar, dentre os indicadores setoriais, o recuo da produção de veículos na comparação com agosto, já descontados os efeitos sazonais. Parte desta queda pode ser explicada pelas greves de funcionários nas montadoras e autopeças ocorridas em virtude de reivindicações salariais.
Além disso, desde o mês de junho, quando a produção cresceu expressivos 5% na margem, o setor vem passando por um processo de leve acomodação. Mesmo assim, a produção registrou um avanço de 18% sobre setembro de 2007, acumulando um crescimento de 20% nos primeiros nove meses de 2008.
O fluxo de veículos pesados apresentou forte recuperação na margem, registrando aumento de 3% após dois meses consecutivos de queda. O mesmo ocorreu com a produção de papelão que, após uma queda de 3% em agosto, registrou variação positiva de 0,8% em setembro.
Do Ipea