Produção industrial: IBGE também indica crescimento

Nos primeiros seis meses deste ano, a produção industrial brasileira cresceu 5% em relação ao primeiro semestre de 2004. A expansão atingiu todos os 23 setores analisados pela Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A fabricação de veículos manteve a liderança, registrando crescimento de 12,2%.

A produção de material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações, telefones celulares e os eletrodomésticos cresceu 21,4%.

A produção de bens de capital (máquinas e equipamentos) cresceu 4,2%.

O coordenador de indústria do IBGE, Sílvio Salles, disse que os resultados foram positivamente surpreendentes em diversos setores, o que confirma a retomada do setor, depois de uma certa estagnação no final do ano passado e início deste ano

Exportações e crédito

“É um balanço muito influenciado pelo desempenho de bens de consumo duráveis, que é um setor que tanto se favorece das exportações quanto da ampliação do crédito pessoal”, explicou Salles.

“Além de puxar a reação, este setor tem um encadeamento importante para outros setores, principalmente o de autopeças. Volto a afirmar que ele é o grande destaque por força das exportações e da ampliação do crédito pessoal”, acredita o economista.