Produção mundial de aço bruto sobe 1,9% em junho
A produção mundial de aço bruto cresceu 1,9% em junho, na comparação com o mesmo mês de 2012, para 132 milhões de toneladas, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pela World Steel Association (WSA, na sigla em inglês), entidade que reúne produtores de 64 países. Frente a maio, quando a produção global do insumo alcançou cerca de 136 milhões de toneladas, houve queda de 2,9%.
No acumulado do primeiro semestre, segundo a WSA, a produção global de aço bruto totalizou 789,8 milhões de toneladas, com aumento de 2% ante o verificado no mesmo intervalo de 2012. O crescimento foi puxado pela Ásia, com alta de 5,5%, enquanto as demais regiões registraram desempenho negativo no intervalo: na União Europeia, houve retração de 5,1%; na América do Norte, queda de 5,8%; na América do Sul, baixa de 4,6%.
Especificamente em junho, a melhora também foi impulsionada pela China, maior produtor mundial de aço. A produção no país chegou a 64,7 milhões de toneladas, alta de 4,6% frente a junho de 2012. Já o Japão produziu 9,3 milhões de toneladas do insumo no mês passado, com expansão de 0,9%.
De acordo com a WSA, nos Estados Unidos, o volume produzido caiu 0,2% em junho, ante o mesmo mês do ano passado, para 7,2 milhões de toneladas. Na Alemanha, a produção de aço bruto recuou 2,2% na mesma base de comparação, para 3,7 milhões de toneladas.
Já o Brasil registrou alta de 2,7% no volume de aço bruto produzido em junho, para 2,8 milhões de toneladas.
A taxa de utilização da capacidade nos 64 países produtores ficou em 79,2% em junho, ante 79,6% no mês imediatamente anterior. Frente a junho de 2012, houve queda de 1,5 ponto percentual.
Do Valor Econômico