Produtividade das montadoras pode crescer até 15% com 5G
Levantamento da Accenture diz que tecnologia reduziria custos e agilizaria tomada de decisões
O 5G ainda engatinha no Brasil. Mas alguns setores da indústria já estão de olho nas vantagens que a quinta geração da tecnologia pode trazer. É o caso da indústria automotiva, que realiza estudos e negocia com outras empresas como levar o 5G para dentro das fábricas de veículos. Levantamento da Accenture Industry X aponta que a produtividade das montadoras pode crescer em até 15% com a adoção desta nova fase das redes móveis.
Carlos Boechat, diretor associado da Accenture Industry X, lembrou do projeto-piloto desenvolvido em parceria com a Tim e a Stellantis, que aproveitou a tecnologia 5G em sua moderna fábrica de Goiana (PE), onde são produzidos a Fiat Toro e os Jeep Renegade, Compass e Commander.
O projeto teve a colaboração das três empresas no desenvolvimento de um sistema de controle de qualidade que utiliza informações na nuvem e inteligência artificial para identificar cada veículo que passa pela linha de montagem – e até detectar eventuais falhas nos processos de produção.
Enquanto a Tim foi nomeada como provedora de telecomunicações responsável pela infraestrutura e rede 5G, a Accenture cuidou da integração da rede com recursos de automação de imagem e análise de vídeo de seus ativos Solutions.AI for Processing para melhorar a segurança e a qualidade da produção de automóveis na fábrica pernambucana. Boechat afirma que a evolução da tecnologia 5G e sua eventual adoção nas fábricas pode trazer uma série de vantagens para as montadoras em ganho de produtividade e otimização de recursos.
Do Automotive Business