Produzida no Uruguai, Ford Transit deve retornar ao Brasil

A Ford Transit foi vendida no Brasil entre o fim de 2008 e meados de 2014, sendo importada da Turquia e tendo pouco impacto no mercado nacional, já que vinha de fora, diferente de suas rivais locais. Contudo, a Transit deve retornar ao mercado brasileiro a partir de 2021. O modelo deverá ser fabricado pela Nordex em Montevidéu, Uruguai. As operações começam em março do próximo ano, sendo que a montadora local fará as variantes de passageiros e furgão.

O processo produtivo será do tipo CKD com peças importadas da Turquia, mas atendendo aos requisitos impostos pelo Mercosul para uma operação como essa. Assim como Kia Motors, Peugeot e Citroën, a Ford Transit abastecerá todo o mercado comum do cone sul.

A expectativa de produção fica entre 5.000 e 8.000 unidades por ano, que serão distribuídas nos quatro mercados locais. Com isso, o portfólio da Ford será reforçado com um importante veículo comercial leve, que já vendeu mais de 5 milhões de unidades desde 1953. Com baixo custo de produção, a operação uruguaia é uma forma de contornar grandes investimentos para volumes pequenos no Mercosul.

Ainda não se sabe qual versão ou modelo da família Transit, já que ela tem, pelo menos, quatro modelos à venda na Turquia, entre eles a Transit Connect, Transit Courier, Transit Custom e Transit Van, sendo que a Custom é da mesma categoria de Expert e Jumpy.

Do Autoblog