Professor elogia sindicalistas


O professor Jeroen Klink, da Universidade Federal do ABC, elogiou o gesto de sindicalistas da região, que levaram pessoal-mente ao governador José Serra a proposta de reativar a Câmara Regional do ABC.
“O importante é fazer um pacto amplo e o sindicalismo moderno mostrou que enxerga longe, ao demonstrar preocupação com o modelo de desenvolvimento econômico e político do País, não só com aumento de salários ou proteção dos direitos dos trabalhadores”, afirmou.
Em sua opinião, hoje a Câmara teria um diferencial importante para atuar: a presença do governo federal.

Pacto amplo
“Quando ela surgiu, na década de 1990, houve pouca participação do governo federal, que não pretendia ter política tecnológica industrial, queria se distanciar disso”, afirmou.
“Agora, o governo federal está mais relacionado e mais interessado, tanto que sua política é muito mais alinhada com os interesses que existiam na Câmara Regional”, lembrou o professor da Federal do ABC.
Para Klink, neste momento é possível aproveitar o protagonismo do governo federal, que se diferencia daquele da década de 1990. “O momento da economia é muito complicado e precisa-se de um pacto social amplo e estratégico”, concluiu.