Profissionais da segurança podem se inscrever para o 16º ciclo de cursos no Telecentro municipal

O objetivo do projeto é buscar a qualificação e valorização dos profissionais de segurança pública e justiça criminal e, consequentemente, a melhoria das ações de segurança pública

Começam nessa sexta-feira, 08 de maio, as inscrições para o 16º ciclo de cursos de ensino à distância promovidos pela Rede Nacional de Educação à Distância, da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Em Diadema, os profissionais da segurança pública têm à disposição o Telecentro Municipal, da Secretaria de Defesa Social, para realizar os cursos.

O projeto faz parte do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), do Governo Federal, e participar dos cursos é um dos requisitos para o profissional receber a Bolsa Formação de R$ 400 durante 12 meses.

As inscrições vão até 20 de maio com limite de 180 mil vagas em todo o Brasil. Os profissionais podem escolher um dos 35 cursos oferecidos, entre eles Mediação de Conflitos, Planejamento Estratégico, Direitos Humanos e Cidadania, Convênios na Área da Segurança e Planejamento Orientado por Problemas. Os cursos começam em 02 de junho, com carga horária entre 40 e 60 horas/aula.

O objetivo do projeto é buscar a qualificação e valorização dos profissionais de segurança pública e justiça criminal e, consequentemente, a melhoria das ações de segurança pública. Em abril último, 90 GCMs de Diadema que participaram do 15º ciclo de cursos da Senasp no Telecentro Municipal e preencheram os requisitos do programa começaram a receber o benefício da Bolsa Formação.

As inscrições podem ser feitas no site do Ministério da Justiça: www.mj.gov.br/ead

Telecentro – No Telecentro de Diadema, são 1.800 matriculados atualmente, sendo o local referência também para guardas da região central e sul de São Paulo e de Mauá. O Ensino à Distância em segurança pública foi iniciado em outubro de 2005 no país, e conta hoje com 270 telecentros. Diadema, junto com os municípios de São Leopoldo (RS) e Rio de Janeiro (RJ), foram os primeiros municípios a receber os telecentros, em maio de 2006.

O local conta com uma tele-sala, com quatro canais corporativos exclusivos da Senasp e cada um destes canais permite o complemento dos cursos via internet, além de outros, uma websala, uma sala de tutoria e outra de conexão. Ao todo são 15 computadores para os alunos e tutores dos cursos e um servidor, instalados na base da Guarda Civil Municipal.

Para implantação do sistema, o município contou com investimento federal da ordem de R$ 175 mil, vindos da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), do Ministério da Justiça. O governo forneceu os computadores e mobiliário e a Prefeitura entrou com a cessão do espaço e profissionais para administrar o aprendizado.

Da Prefeitura de Diadema