Programa Caminho da Escola deve impulsionar o mercado de ônibus em 2024
O mercado de ônibus mantém a perspectiva positiva para este ano ao levar em conta a produção regularizada, o volume maior em maio por causa do programa Caminho da Escola e a melhora nas exportações, que cresceram 30% de janeiro a abril com o embarque 927 veículos – 647 rodoviários, 145 micro-ônibus e 135 urbanos – na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus).
Por meio de verbas parlamentares, houve uma compra de 1.500 ônibus escolares. E o setor aguarda a compra de mais 1.000 veículos e espera que o governo libere mais 1.500 veículos, o que totalizará a aquisição de 4.000 modelos escolares de forma direta. “Para atingir os 15.320 veículos escolares previstos para este ano, tem que haver compras dos estados, municípios e de emendas parlamentares”, destacou Rubem Bisi, presidente da Fabus.
São três formas de compras de ônibus do Caminho da Escola: por meio de verbas diretas do Ministério da Educação, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Por meio de verbas que os municípios e os estados disponibilizam para a compra de ônibus escolares, e por meio de verbas provenientes de emendas parlamentares. Geralmente são 50% para a saúde, e o restante é utilizado para a aquisição de ônibus escolares ou doações para escolas e obras.
Os ônibus escolares que estão sendo produzidos neste ano estão de acordo com as normas estabelecidas pelo FNDE. Outro programa aguardado pelo mercado de ônibus é o PAC 3, que tem R$ 10,6 bilhões destinados para a compra de ônibus e trens. O governo projeta comprar neste ano 5.311 veículos – 2.529 ônibus elétricos e 2.782 movidos a diesel, além de 39 veículos sobre trilhos.
Do Portal Technibus