Programa começa segunda-feira no ABC

Na próxima segunda-feira, 992 jovens com idades entre 16 e 24 anos de todas as cidades do ABC começam a deixar um pesadelo que atormenta milhões de brasileiros. Nesse dia, 13 entidades que atuam com a juventude carente da região iniciam as aulas de capacitação profissional do Programa Primeiro Emprego (PPE). A iniciativa do Ministério do Trabalho vai permitir que integrantes de famílias de baixa renda aumentem suas chances na luta por uma vaga no mercado.

Os jovens foram cadastrados na última semana pelo grupo de entidades comandadas pelo Consórcio Social da Juventude do Grande ABC, grupo formado por representantes dos trabalhadores, empresários e prefeituras.

>> Bolsa

Durante quatro meses, os 992 jovens vão estudar nas próprias entidades recebendo uma bolsa de R$ 150,00 por mês. Para participar é necessário nunca ter trabalhado com carteira assinada, baixa renda familiar e cursar o nível fundamental ou médio.

“O desafio do projeto é capacitar e colocar no mercado de trabalho, porque a experiência de qualificação as entidades que lidam com os jovens já têm. A nós caberá potencializar esse conhecimento em direção ao mercado de trabalho”, explica Carlos Alberto Gonçalves, o Krica, diretor que representa o Sindicato no Programa.

Para isto acontecer, haverá oficinas complementares de capaci-tação profissional, inclusão digital, educação em direitos humanos, arte, cultura, questões ligadas aos afro-descendentes e elevação da escolaridade.