Programa Desenrola Brasil reduz inadimplência da população mais vulnerável

Comente este artigo. Envie um e-mail para sumetabc@dieese.org.br

Encerrado no último dia 20 de maio, o Programa Desenrola Brasil beneficiou cerca de 15 milhões de pessoas com a negociação de R$ 53 bilhões em dívidas e redução de 9% da inadimplência, beneficiando especialmente as famílias mais pobres do país.

O Desenrola foi criado para ajudar pessoas em situação de endividamento. O objetivo era atingir um público prioritário com renda de até dois salários mínimos ou inseridos no CadÚnico (Cadastro Único) do governo federal.

Apesar do sucesso do programa, o número de inadimplentes no país ainda é muito alto, alcançando mais de 70 milhões de pessoas, de acordo com o Serasa. Temos, portanto, um longo caminho até garantir a inclusão financeira e acesso ao crédito de modo mais justo e igualitário.

De qualquer forma, o resgate desses mais de 15 milhões de brasileiros endividados é fundamental para o desenvolvimento social e econômico do país, já que podem voltar a participar ativamente da economia nacional, gerando renda e qualidade de vida.

Paralelamente às ações para reduzir a inadimplência, é fundamental prosseguir na luta contra a agiotagem financeira e as altas taxas de juros no Brasil. O exemplo do cartão de crédito rotativo, com taxas superiores a 400% ao ano, sendo um exemplo claro e inaceitável da exploração baseada em juros abusivos contra a nossa própria população.

Subseção do Dieese