Programa do governo amenizou queda nas vendas de carros nacionais no varejo, diz Anfavea
Programa foi lançado em julho pelo governo federal e reduz as alíquotas de IPI de carros mais leves e econômicos movidos a energia limpa
O Programa Carro Sustentável aumentou em mais de 20% a venda desses automóveis no país, de julho a setembro deste ano. O resultado amenizou a queda na venda de carros nacionais no varejo, de mais de 8% no acumulado de janeiro a setembro, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
“Essa queda que já está em 8% foi amenizada pelo Carro Sustentável e poderia ser maior se não fosse o programa”, disse Igor Calvet, presidente da Anfavea, nesta quarta-feira (8), durante coletiva sobre dados de setembro do setor.
Segundo a associação, a venda desses veículos somou 109 mil unidades de 11 de julho a 30 de setembro, alta de 24% na comparação com o mesmo período de 2024. O programa foi lançado em julho pelo governo federal e reduz as alíquotas de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de carros mais leves e econômicos movidos a energia limpa.
“Nós sabemos que, como o programa termina no final deste ano, há uma tendência de acomodação desse número. Talvez, só talvez, esse número não se mantenha tão alto, mas, óbvio, o programa vai continuar fazendo com que o número seja positivo”, disse Calvet.
Do Valor Econômico