Projeção: novo Volkswagen Nivus será híbrido e pode até mudar de nome
Uma das peculiaridades da indústria automobilística é o tempo em que as coisas acontecem. Quando uma fabricante faz anúncios bilionários de investimentos, já se pode esperar que a conversão daquelas cifras em ações concretas e produtos levará alguns anos. Com a Volkswagen não é diferente. E parte dos R$ 9 bilhões destinados para o mercado brasileiro será usada desenvolver a segunda geração de dois SUVs consagrados por aqui: Nivus e T-Cross.
Autoesporte apurou uma série de informações a respeito dos dois modelos, que chegam ao mercado a partir de 2027. A dupla vai ter um compartilhamento de componentes muito maior do que hoje, incluindo a linha de produção na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP). Este artigo é o primeiro de uma série de reportagens sobre os planos da marca alemã para os próximos anos, e vai tratar especificamente do Nivus.
Como todos os futuros lançamentos, o novo Nivus é tratado internamente por códigos. No caso, Nivus NF, projeto Saga ou VW213. O lançamento da segunda geração deve acontecer somente em 2028. Afinal, o SUV cupê recebeu uma reestilização de meio de ciclo em 2024 e segue com estilo atualizado. Uma apuração surpreendente de nossa reportagem e publicada em primeira mão, é que tanto o motor 1.5 TSI Evo2 quanto o sistema elétrico de baixa e alta tensão usado nos SUVs híbridos chegarão primeiramente importados do México.
A nacionalização da produção na fábrica de motores de São Carlos (SP) está prevista apenas para 2031. E deve incluir tanto o conjunto elétrico quanto o sistema de transmissão. Um detalhe (muito) importante é que existe a possibilidade de que o novo Nivus conviva com a geração atual, que segue vendendo muito bem. Logo, com um projeto mais antigo pago, não seria improvável que a Volkswagen o mantivesse em linha e escolhesse um novo nome para o projeto Saga. Assim, conseguiria subir o novo SUV e faixa de preços.
Do AutoEsporte