Projet: Cinco máquinas interditadas

Em fiscalização na Projet sexta-feira passada, a Delegacia Regional do Trabalho interditou cinco prensas que por falta de dispositivos de proteção representam risco grave e iminente aos trabalhadores.

Como o Sindicato já havia interditado na quinta-feira a prensa que mutilou a mão direita do companheiro Vanderlei Venâncio da Silva, agora a Projet precisa instalar proteção em seis máquinas para que elas voltem a funcionar.

Na fiscalização da semana passada, a DRT constatou que a empresa passou por cima da lei e desenterditou uma máquina sem proteção.

“Isso demonstra que a empresa só quer saber do lucro, mesmo que ele custe a saúde ou a vida do trabalhador”, protestou o diretor do Sindicato Mauro Soares.

Ele disse que a denúncia das más condições de trabalho na Projet é mais uma etapa na luta para que a empresa se adeque ao Acordo de Proteção de Prensas, assinado pelos patrões há três anos.

“A empresa teve toda a assessoria necessária, mas não cumpriu nenhuma das etapas do acordo”, comentou Mauro.

As prensas interditadas só voltarão a funcionar quando tiverem as proteções necessárias para garantir a integridade dos trabalhadores.

Ele disse que o fato ocorrido na Projet serve de aviso às empresas que ainda têm prensas sem proteção. “O Sindicato não vai descansar até que todas as máquinas ofereçam as condições de segurança previstas na legislação”, concluiu.