Projeto chega ao Congresso

O texto da Reforma Sindical foi entregue ontem ao Congresso Nacional pelo ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, e representantes das centrais sindicais. A proposta que chegou às mãos dos parlamentares é resultado de dois anos de debates entre governo, trabalhadores e empresários no Fórum Nacional do Trabalho.

Entre as alterações apresentadas estão o fim da unicidade sindical, a representação no local de trabalho, a garantia do direito de negociação coletiva e a introdução da figura do mediador para ajudar nas negociações.

Para os metalúrgicos do ABC as medidas não são novidade, mas elas ainda não foram conquistadas pela imensa maioria dos sindicatos brasileiros.

Participaram do ato cerca de 500 sindicalistas, entre eles 40 ligados à categoria.
Berzoini participa de um debate sobre Reforma Sindical na próxima segunda-feira, a partir das 18h, no Centro de Formação Celso Daniel do Sindicato. Confirmaram presença para o encontro com o ministro o presidente nacional da CUT, Luiz Marinho, e o metalúrgico da Bahia, Paschoal Carneiro, da Corrente Sindical Classista e da executiva nacional da CUT.

Toda a categoria está convidada a participar.

O debate será gravado e terá os principais trechos transmitidos na edição de sábado, 12 de março, do Tribuna no Ar, o programa de rádio do Sindicato, que vai ao ar ao meio-dia. A transmissão inaugura a nova programação do Tribuna no Ar, que é veiculado na Rádio ABC-AM 1570 Khz. O carro-chefe dessa programação será o debate realizado uma vez por mês sobre um tema importante.