Projeto começa a ser votado hoje

As centrais sindicais entregarão uma carta aos parlamentares nesta terça-feira, na Câmara Federal, em Brasília, sobre a importância da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais.
Hoje, a Comissão Especial que trata do tema irá votar o relatório favorável ao projeto, apresentado pelo deputado Vicentinho (PT-SP).
Na avaliação do presidente nacional da CUT, Artur Henrique, “os lucros acumulados pelos setores econômicos, bem como as altas taxas de produtividade registradas nos últimos anos, criam larga margem para a redução da jornada e a proteção dos salários sem qualquer prejuízo para a competitividade ou perdas econômicas das empresas, como alegam alguns conservadores”.
Vicentinho disse que está otimista sobre a aprovação da matéria, mas destacou as dificuldades que a proposta enfrenta para ser votada.
“Há uma choradeira dos empresários, mas temos de evoluir como em outros países. Se a gente não aprovar nesta legislatura, enquanto Lula é o presidente da República, quando é que vamos aprová-la?”, questiona o parlamentar.
A matéria tramita há 14 anos no Congresso. Se passar na comissão, ela precisa ser votada em dois turnos pelo Plenário.