Projeto de € 5 bilhões, fábrica da Tesla começa a produzir elétricos na Alemanha

Unidade é a terceira maior da montadora, com capacidade para até 500 mil veículos anuais

A Tesla finalmente lançou âncora na Europa. Na terça-feira, 22, Elon Musk, polêmico bilionário norte-americano dono da montadora, fez parceria com o chanceler alemão Olfa Scholz para inaugurar sua primeira fábrica no continente. Localizada na cidade de Gruenheide, Alemanha, a planta custou algo ao redor de € 5 bilhões, investimento elevado até mesmo para os padrões europeus.

O complexo produtivo, que começou a ser construído há cerca de dois anos em meio a complicações burocráticas e vários questionamentos, abrigará também uma área dedicada ao fornecimento das baterias e poderá produzir, quando estiver em plena capacidade, em 2025, até 500 mil carros por ano e gerar 50 gigawatts-hora (GWh) de energia de baterias.

Nesse momento, deverá ter quadro de aproximadamente 12 mil trabalhadores, quase quatro vezes maior do que em 2022. Gruenheide nasce já como a terceira maior planta da Tesla, atrás somente das unidades de Fremont, na Califórina, e Xangai, na China, inaugurada há apenas dois anos. Inicialmente, sairá das linhas de montagem alemãs o Model Y.

As primeiras 30 unidades foram entregues aos consumidores pessoalmente por Musk nesta terça-feira, que dançou durante a cerimônia de inauguração enquanto manifestantes ocupavam as imediações para protestar contra a instalação da fábrica e potenciais prejuízos ao meio ambiente.

Do AutoIndústria