Projeto de formação transforma vida de adolescentes
22 jovens concluíram o Formare na ZF Sachs e abriram perspectivas profissionais e de vida
Os alunos durante a festa de formatura, realizada na empresa
Formação para o trabalho e para a vida
Com a presença de familiares e amigos, os 22 alunos da quarta turma da Escola Formare na ZF Sachs, de São Bernardo, receberam o diploma de capacitação no curso de Assistente de Produção e Montagem Mecânica, em cerimônia rea-lizada no dia 12 deste mês na própria empresa.
O objetivo do curso é preparar o jovem para o mercado de trabalho. Eles tem aulas teóricas com educadores voluntários, normalmente engenheiros da empresa, e fazem estágio na oficina mecânica da Sachs.
Durante o curso, os jovens receberam bolsa mensal de R$ 300,00 a R$ 400,00, material didático, assistência médica, vale cesta básica, uniforme e alimentação.
Abrindo portas
Neste ano, diferentemente dos anteriores, os formandos não foram absorvidos pela fábrica e empresas da região. Ficou o compromisso deles serem chamados assim que houver a retomada da economia.
“É uma porta enorme que foi aberta na minha vida profissional que jamais esquecerei. O curso me deu uma grande estrutura, mostrando para onde ir e como ir”, disse Roseneide Dias da Silva.
Ela comentou que durante o curso aprendeu a gostar de carros. Agora, pensa em fazer faculdade.
Maturidade
Já Amãndy Oliveira Beltrame observou que, além de aprender uma profissão, gostou muito das aulas de como se comportar no ambiente de trabalho.
“Os educadores foram ótimos e estavam à disposição para a gente tirar dúvidas, mesmo fora do horário de trabalho”, explicou.
Dois outros formandos, Renan Cordeiro Verçosa e Willen Vidal Lopes, deixaram o curso com a vontade de fazer Engenharia Mecânica.
“Foi uma troca de experiência muito boa. O curso transformou minha maneira de pensar, ganhei mais maturidade”, disse Willen.
Renan gostou das dinâmicas de grupo. “A gente percebe o jeito de cada pessoa e descobre a maneria de conviver com elas. O curso mudou totalmente a minha vida”.