Projeto de Lei pretende impedir o aumento do IPVA 2022

O PL 603/21, que pode impedir o aumento do IPVA 2022, tem como autor o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo-SP)

Conforme você vem acompanhando, os preços de vários carros aumentaram durante este ano. Com isso, a expectativa é os motoristas de todo o País paguem mais caro no IPVA 2022. Mas há quem queira evitar isso. Um Projeto de Lei, que pretende impedir o aumento do imposto, foi protocolado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no mês passado.

O PL 603/21 tem como autor o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo-SP). Seu principal objetivo é que “evitar a vinculação da base de cálculo do IPVA à eventuais reajustes dos preços médios de mercado dos veículos acima dos valores observados no período anterior”. Ou seja, o objetivo é evitar que os preços do IPVA sejam reajustados de acordo com a Tabela FIPE.

Lembrando que a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) vem apresentado vários aumentos nos preços dos carros. A falta de semicondutores são um dos motivos. Sem falar da alta do dólar.  No ano que vem, o acréscimo nos preços médios pode ser de mais 20%. Isso de acordo com a inflação de setembro.

Vale ressaltar que as alíquotas fixas atuais do estado são de 4% para veículos movidos à gasolina ou Flex. O mesmo está sendo válido para carros movidos à etanol comprado após o dia 15 de janeiro de 2021. Para quem comprou antes desta data, a alíquota será de 3%. Carros elétricos e movidos a gás seguem esta última medida.

Do Garagem360