Projeto do Polo irá ao governo estadual

Decisão tomada durante seminário tem o objetivo de apressar a criação do Polo Tecnológico do ABC.

Pré-projeto será entregue ao governo estadual

Seminário do grupo de trabalho (GT) formado para viabilizar o polo tecnológico do ABC decidiu encaminhar nos próximos dias ao governo do Estado o pré-projeto de criação do centro de pesquisa.

O encontro realizado na última segunda-feira definiu também que a tarefa caberá aos prefeitos da região e que o mapeamento do que já existe no ABC na área de tecnologia e inovação deve ser iniciado brevemente.

O polo vai reunir trabalhadores, poder público, universidades e empresários num projeto de inovação e de pesquisa de desenvolvimento em tecnologia, potencializando setores como metal mecânico, plástico, petroquímico e de cosméticos.

Outra preocupação é fazer com que o polo amplie as potencialidades do ABC em outros setores como o de turismo e de serviços.

Inovações
“As grandes empresas já tem centros de pesquisa, além de faculdades como a FEI, a Mauá e a Federal do ABC. É preciso fazer a identificação e levar essa experiência para dentro do polo”, disse o diretor do Sindicato Carlos Alberto Gonçalves, o Krika (foto), que acompanha as discussões do GT.

Ele citou o setor automotivo para destacar a importância do polo tecnológico para o ABC. “Apesar da alta produção das montadoras, as inovações tecnológicas de seus produtos nem sempre são feitas aqui”, comentou Krica.