Projeto Gemba aproxima fábrica da Mercedes-Benz de seus mecânicos

Funcionários da Mercedes-Benz da área de peças e de serviços estão visitando concessionárias para entender, na prática, como é o dia a dia dos mecânicos de cada região. A iniciativa faz parte do projeto Gemba, criado a partir de conceitos japoneses com a intenção de aproximar a rede e a fábrica, abrir um canal mais próximo de conversa e debate, para buscar medidas que possam melhorar os serviços prestados e o trabalho do reparador.

Os trabalhadores da companhia passam alguns dias trabalhando na concessionária, junto com o mecânico, para entender como é o seu dia e o que pode ser melhorado. A revenda Divena, em Santos, SP, foi escolhida para um projeto piloto no começo do ano, e o trabalho avançou para outras concessionárias ao longo do primeiro semestre. Em setembro chegou à Cosmar, em Jundiaí, SP.

Segundo Sílvio Renan, diretor de peças e de serviços ao cliente da Mercedes-Benz, o projeto já permitiu melhorar processos e a garantia de qualidade em cada etapa, aumentar a produtividade, solucionar problemas e até reduzir custos. Uma revenda instalada no Maranhão criou um sistema para reduzir a distância diária percorrida pelo mecânico, que diversas vezes tinha que parar o seu serviço para ir buscar alguma peça ou ferramenta. Agora cada baia de atendimento é de um mecânico, que solicita por um totem digital o que ele precisa e outro funcionário faz a entrega, otimizando seu tempo de trabalho.

Essa mudança trouxe resultados positivos na operação e foi considerada uma boa prática por executivos da companhia, que testarão esse modelo de trabalho em outras revendas para, caso seja viável, avançar para outras concessionárias. Renan lembrou que nem toda boa prática pode ser replicada em toda a rede e que, por isto, cada avanço registrado é testado como piloto em algumas lojas. Até dezembro a Mercedes-Benz levará o projeto Gemba para outras regiões, com oito concessionárias já confirmadas.

Da AutoData