Projeto Meninos e Meninas de Rua divulga pesquisa realizada em Diadema
A pesquisa foi realizada por meio de questionários aplicados por educadores de rua do Projeto, com as crianças e adolescentes que concordaram em responder. Isso após um longo tempo de observação, abordagem e estabelecimento de vinculo de confiança com as crianças
Para fazer um diagnóstico sobre crianças e adolescentes em situação de rua no município, o Projeto Meninos e Meninas de Rua de Diadema (PMMR) desenvolveu uma pesquisa no município no ano passado. O resultado do levantamento será divulgado no evento ´Ciclo de Encontros em Rede´, nesta sexta-feira, dia 30 de outubro, na sede da Rede de Atenção à Criança e Adolescente de Diadema (RECAD), a partir das 14h.
A pesquisa foi realizada por meio de questionários aplicados por educadores de rua do Projeto, com as crianças e adolescentes que concordaram em responder. Isso após um longo tempo de observação, abordagem e estabelecimento de vinculo de confiança com as crianças. Dos 114 contatados, 94 concordaram em responder e 80 eram meninos. A pesquisa possibilitou traçar um perfil dos entrevistados, para se buscar estratégias e alternativas para esses jovens.
No evento, o Projeto Meninos e Meninas de Rua, que está comemorando 26 anos de existência, apresenta também pesquisas realizadas em São Bernardo e Guarulhos, além da exibição de um vídeo institucional e atividades culturais apresentadas por jovens atendidos pelo Projeto.
Projeto – A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Assistência Social, mantém convênio com a ONG Meninos e Meninas de Rua desde 2008, onde os educadores sociais do Projeto atuam na área central da cidade, com a chamada educação em meio aberto. Os educadores começam observando, fazendo as abordagens nas ruas e tentando a vinculação com as crianças e adolescentes por meio de atividades lúdicas e culturais. O objetivo é chegar na família e comunidade da criança para se fazer os encaminhamentos para cada caso.
Nesse semestre já foram realizados 1638 atendimentos desde abordagens e desenvolvimento de atividades, visitas domiciliares e acompanhamento das famílias, encaminhamentos para a rede de saúde, alimentação, cursos, assistência Jurídica, entre outros.
´Ciclo de Encontros em Rede´ – Tem por objetivo apresentar o papel desenvolvido pelas instituições que compõem a RECAD. Assim busca o ´Fortalecimento Institucional, um dos eixos do trabalho, que propicia que os 60 pólos integrantes da rede, tenham o conhecimento sobre como funciona cada um dos serviços, e também exponham sobre o serviço que oferecem. A RECAD trabalha para que todas as organizações empenhadas em garantir os direitos da criança e do adolescente se conheçam, se articulem, troquem experiências e qualifiquem o atendimento. É formada por organizações governamentais e não-governamentais, que são os pólos, e que prestam atendimento a crianças e adolescentes de Diadema. O espaço físico para o funcionamento da rede foi viabilizado por meio de parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
No local também funciona o Conselho Tutelar II, com cinco salas de atendimento, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Diadema (CMDCA) e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
Da Prefeitura de Diadema