Projeto Tantas Letras recebe escritores para cursos de literatura

De acordo com a secretaria, existe uma preocupação do município em incentivar as ações de fomento à literatura, uma vez que as atividades para esta linguagem são geralmente escassas nas programações culturais em geral

O Projeto Tantas Letras! da Prefeitura de São Bernardo do Campo terá este fim de semana cursos de poesia, prosa e critica literária. Os encontros de literatura iniciaram em março de 2009 e vão até agosto deste ano. A oficina de poesia acontece na Câmara de Cultura Antonino Assumpção (Rua Marechal Deodoro, 1.325 – Centro). A de prosa e de crítica literária serão na Biblioteca Monteiro Lobato (Rua Jurubatuba, 1.415 – Centro). Serão quatro horas, das 14h às 18h, dedicadas a reflexões sobre a literatura e troca de experiências.

O convidado para ministrar a oficina de poesia para este fim de semana foi o escritor Sérgio Alcides. Professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE-UFMG). Alcides é autor de dois livros de poemas, Nada a ver com a Lua e O ar das cidades. 

A oficina de prosa ficará por conta do escritor Luis Ruffato. Ganhador dos prêmios APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional com o romance Eles Eram Muitos Cavalos, de 2001, o livro foi publicado em diversos países. Entre outros, Ruffato também é autor de Histórias de Remorsos e Rancores (1998) e Os sobreviventes em 2000, ambos coletâneas de contos.

Manuel da Costa Pinto será o convidado para ministrar o curso de critica literária. Autor de Literatura Brasileira Hoje (2004), Antologia Comentada da Poesia Brasileira no século 21 (2006), entre outros, é mestre em Teoria Literária, diretor do programa EntreLinhas e apresentador do programa Letra Livre, ambos da TV Cultura.

De acordo com a secretaria, existe uma preocupação do município em incentivar as ações de fomento à literatura, uma vez que as atividades para esta linguagem são geralmente escassas nas programações culturais em geral.

Projeto – O Tantas Letras! teve a sua primeira edição em 2007 e resultou na publicação da revista Tantas Letras!, reunindo trabalhos de alguns alunos. Segundo a secretaria, a idéia do projeto não é explicar as histórias dos clássicos da literatura ou ensinar a escrever o português de maneira correta, mas sim, promover um trabalho voltado à apreciação dos textos e ao estímulo à criação dos alunos.

Este ano, além das palestras, outra inovação é o encontro de monitoria, quando os alunos da edição anterior poderão atuar como monitores, criando diálogo e troca de experiências entre as turmas. Durante as monitorias, além da discussão sobre os exercícios propostos pelos coordenadores de oficina, os alunos serão responsáveis por preparar as atividades de difusão dos seus próprios trabalhos. Todas as 90 vagas disponíveis para os cursos de prosa, poesia e critica literária, foram preenchidas.

Da Prefeitura de São Bernardo