Promoção: 45 Anos de 1964 – Um golpe contra a classe trabalhadora

Para marcar a última matéria da série sobre a Ditadura Militar, a Tribuna Metalútgica lança uma promoção sobre o assunto. Participe!

A imprensa comercial brasileira é, hoje, unânime na condenação ao golpe militar de abril de 1964, que implantou uma ditadura militar no País por 21 anos.
Uma rápida leitura dos jornais da época do movimento, no entanto, mostra que esse posicionamento é recente.
Na verdade, a imprensa brasileira apoiou e incentivou os militares.

Porta-voz
O comportamento é padrão. Sempre que algum governo procura democratizar o poder no País, proporcionando abertura para a participação popular, as elites começam a trabalhar por sua queda. A imprensa é o porta-voz desses interesses.
Isso já tinha acontecido em 1954, quando a campanha dos jornais resultou na derrubada e posterior suicídio do presidente Getúlio Vargas, e foi tentado novamente nas eleições presidenciais de 2006, quando o alvo foi o presidente Lula.

Promoção
Há dois anos, no entanto, as forças progressistas – com a participação intensa dos metalúrgicos do ABC – derrotaram as mesmas elites que deram o golpe em 1964.
Encerrando a série de matérias que tratou do golpe militar de 1964 no Brasil, a Tribuna Metalúrgica apresenta levantamento da jornalista Cristiane Costa e lança uma promoção (veja abaixo).

Veja como alguns jornais noticiaram o golpe de 64

“Salvos da comunização que celeremente se preparava, os brasileiros devem agradecer aos bravos militares que os protegeram de seus inimigos”.
O Globo – Rio de Janeiro – 2 de Abril de 1964

“A população de Copacabana saiu às ruas, em verdadeiro carnaval, saudando as tropas do Exército”.
O Dia – Rio de Janeiro 2 de Abril de 1964

“Escorraçado, amordaçado e acovardado, deixou o poder como imperativo de legítima vontade popular o Sr. João Belchior Marques Goulart, infame líder dos comuno-carreiristas-negocistas-sindicalistas”.
Tribuna da Imprensa Rio de Janeiro – 2 de Abril de 1964

“A legalidade está conosco e não com o caudilho aliado dos comunistas”.
Jornal do Brasil – Rio de Janeiro – 1º de Abril de 1964

“Feliz a nação que pode contar com corporações militares de tão altos índices cívicos. Os militares não deverão ensarilhar suas armas antes que emudeçam as vozes da corrupção
e da traição à pátria”.
O Estado de Minas – Minas Gerais – 5 de abril de 1964

“Lacerda anuncia volta do país à democracia”.
Correio da Manhã – Rio de Janeiro – 2 de abril de 1964

 

Promoção

Há clima para um golpe militar hoje no País? O que falta para existir uma verdadeira democracia no Brasil?

Os 50 primeiros sócios que responderem a essas duas questões ganharão um exemplar da publicação Direito à Memória e à Verdade – A ditadura no Brasil, editada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, com mais de 130 fotos sobre o período militar.

Direito à Memória e à Verdade – A ditadura no Brasil também é o nome da exposição de fotos que pode ser visitada na Sede do Sindicato, das 8h às 18h.
As frases deverão ter cinco linhas no máximo e devem ser enviadas para imprensa@smabc.org.br