Pronatec Brasil Maior no Grande ABC

A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC assinou, em fevereiro de 2014, o convênio do Pronatec Brasil Maior com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) Brasil Maior do Grande ABC tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos gratuitos de educação profissional e fazer a aproximação entre a necessidade das empresas e o que escolas como o Senai dispõem em termos de formação.

Os cursos serão ofertados a partir do mapeamento das demandas das empresas do Grande ABC e do encaminhamento ao MDIC, que serão feitos via Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

As empresas que quiserem inscrever seus trabalhadores para os cursos de qualificação profissional terão até 20 de abril para apresentar a demanda de cursos para este ano. São disponibilizados cursos gratuitos nos 19 setores produtivos estratégicos do Pronatec Brasil Maior.

Em maio, haverá a repactuação dos cursos entre o MDIC e as escolas ofertantes de cursos e, por isso, as demandas das empresas já deverão estar mapeadas para que sejam contempladas ainda neste ano.

A Agência fará o gerenciamento das demandas e as pré-matrículas dos alunos indicados pelas empresas e pelas Centrais de Trabalho e Renda.

As empresas interessadas podem entrar em contato com a Agência para solicitar a demanda e preencher a tabela (dados necessários abaixo). O telefone é o (11) 4433-7352.

Confira as listas de cursos disponíveis nos links abaixo:  

Guia Pronatec de Cursos FIC (Formação Inicial ou Continuada)

Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos

Seguem mais informações do MDIC: 

O PRONATEC-PBM foi criado em parceria entre o MDIC e o MEC em 19 de setembro de 2013, como um programa de formação e qualificação profissional do Governo Federal cuja principal missão é a solução dos gargalos de recursos humanos em setores estratégicos da economia nacional identificados pelo Plano Brasil Maior.  

Desta forma, os parceiros do PBM devem fazer o levantamento da demanda por qualificação do setor produtivo de forma organizada e, necessariamente, obtendo as informações juntos aos RHs das empresas. Isso é importante para que elas possam, em um segundo momento, contatar ou ser contatada pelas escolas ofertantes dos cursos para combinar todos os detalhes e especificidades.

Tanto a requalificação de trabalhadores em atividade, quanto a formação de trabalhadores para ocupação de novas vagas são possíveis. Todos os cursos financiados pelo Pronatec-PBM são gratuitos.

O Programa faz uso da infraestrutura dos ofertantes de cursos do Sistema S, dos Institutos Federais e Estaduais de ensino técnico. Os cursos oferecidos podem ser nas modalidades de “Formação Inicial e Continuada – FIC” ou “Técnico”.

É importante que o trabalho de identificação dessas demandas seja feito em parceria com a área de RH das empresas (nunca pelas próprias escolas) também para que possamos identificar suas reais necessidades, especialmente no que se refere às estimativas de futuras contratações e de modernização do parque industrial.

Instruções para a elaboração e envio do mapa da demanda: 

Solicitamos que a demanda seja apresentada no próprio formulário a ser fornecido pela Agência. Entre em contato pelo telefone (11) 4433-7352.  

Dados da empresa e da pessoa responsável pelas informações na empresa:  basta informar os dados solicitados, lembrando que o nome da pessoa que será o contato da empresa deve ser o da pessoa que depois será o ponto focal para negociar com as escolas a criação dos cursos e para fazer a interlocução com a Agência ABC ou com o MDIC, se for o caso. 

Nome do Curso: informar o nome do curso, conforme o Guia Pronatec. No formulário há um link para as listas de cursos possíveis. Não deixe de verificar a ementa dos cursos, eles podem ter nomes diferentes dos quais você está acostumado, mas tratar dos mesmos conteúdos. Os cursos possíveis de serem ofertados no âmbito do Pronatec-PBM estão disponíveis nos links de cada formulário: FIC ou Técnico.

CBO: informar o código da ocupação disponível no Cadastro Brasileiro de Ocupações (http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf). Esta informação é de fundamental importância para a avaliação do Programa. Por meio da CBO que se relaciona ao curso demandado, será possível verificar se os alunos egressos foram contratados para exercer ocupações compatíveis com os cursos realizados. Esta informação é OPCIONAL.

UF: informar a sigla da UF onde deseja o curso.

MUNICÍPIO: informar o nome do município onde deseja o curso.

DEMANDA: informar o total de pessoas que deseja qualificar, incluídos as vagas para os trabalhadores a serem indicados pela empresa e as vagas para as quais a empresa não tem pessoas para indicar.

PRÉ-MATRÍCULA PREFERENCIAL: informar o total de trabalhadores que serão indicados pela empresa e para os quais ela deseja garantir vaga no curso. Não é necessário que a empresa tenha os nomes para preencher todas as vagas. As matrículas preferenciais existem apenas para garantir as vagas para aqueles que a empresa quer indicar. As demais vagas poderão ser preenchidas de diversas formas por gente da comunidade local.

Da Agência ABC