Pronatec criou 4,7 milhões de vagas até outubro, diz Mercadante

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), política federal de oferta de vagas em cursos profissionalizantes, atingiu a marca de 4,7 milhões de matrículas em outubro deste ano, afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante seminário sobre formação de obra no país, realizado em São Paulo nesta terça-feira.

Na avaliação de Mercadante, a formação de mão de obra profissional e especializada é a chave para o país avançar em termos de produtividade e competitividade na economia. Das 4,7 milhões de matrículas mencionadas pelo ministro, 1,6 milhão são referentes a cursos de mais longa duração, integrados ao ensino médio regular, e o restante referente a cursos profissionalizantes de curta duração, sendo 790 mil vagas para brasileiros beneficiários do programa Brasil sem Miséria. “Essa é uma forma de criar uma porta de saída do Bolsa Família, muitos beneficiários estão entrando no mercado de trabalho”, pontuou Mercadante.

O ministro também disse que o Pronatec auxilia na capacitação de trabalhadores que perderam o emprego, dando uma contribuição para a política fiscal do país. “Para quem já recebeu o seguro-desemprego uma vez fazer um curso profissionalizante é obrigatório. Isso ajuda a reduzir a rotatividade do mercado de trabalho e reduzir gastos com essa política.”

Do Valor Econômico