Pronatec define número de vagas para 2014 nesta semana

Entre hoje (25) e quarta-feira (27) desta semana, o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) avalia a trajetória do trabalho e define o número de vagas a serem abertas em 2014. De 2011 a novembro deste ano, o programa somou 5,4 milhões de matrículas de estudantes e profissionais em cursos técnicos e de formação inicial e continuada.

O encontro vai reunir, em Brasília, os três segmentos responsáveis pelo andamento do Pronatec. O objetivo é discutir que tipo de profissional mercado precisa, quantas vagas serão abertas nas diferentes modalides de formação técnica, educação inicial e continuada e a coordenaçao das ações pelo País, sob responsabilidade do governo federal.

O encontro sobre o Pronatec acontece no Centro Internacional de Convenções de Brasília, no Setor de Clubes Esportivos Sul, em Brasília, de 25 a 27 de novembro.

O Pronatec oferece cursos técnicos com carga horária mínima de 800 horas. Os cursos têm dois formatos: integrados ao ensino médio, modalidade em que o estudante combina o curso de nível médio com a educação profissional, e cursos técnicos subsequentes, que são dirigidos a pessoas que concluíram o ensino médio. O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC registra 220 tipos de cursos técnicos.

O programa oferece ainda cursos de formação inicial e continuada (FIC), com duração mínima de 160 horas. Segundo o Guia do Pronatec, são 644 cursos FIC. Outras opções são a Bolsa-Formação Trabalhador, com cursos de curta duração, a partir de 160 horas de aula, para beneficiários do seguro-desemprego e dos programas de inclusão produtiva do governo federal; e a Bolsa-Formação Estudante, com cursos técnicos, com mínimo de 800 horas, para alunos das redes públicas.

Do R7