Pronatec já beneficia 2,5 milhões de pessoas, em 2 anos
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado em 2011 pelo governo federal para ampliar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância. Os cursos são ofertados por institutos federais e escolas vinculadas a universidades federais, redes estaduais e Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac).
Entre os objetivos do programa estão construir e reformar as escolas que oferecem educação profissional e tecnológica nas redes estaduais; e aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores.
Quando o Pronatec foi lançado, em abril de 2011, a presidente Dilma Rousseff prometeu ofertar, em quatro anos, 3,5 milhões de bolsas para jovens do ensino médio, beneficiários do Bolsa-Família e reincidentes do seguro-desemprego, além de garantir que 8 milhões de pessoas tenham acesso à educação profissional de qualidade no País.
Em dezembro de 2012, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou que 2,5 milhões de pessoas já haviam sido beneficiadas.
A intenção do governo é aumentar até 2014, último ano do mandato de Dilma, em 56,7% o número de escolas técnicas e ampliar em 806,9% a quantidade de alunos na Escola Técnica Aberta do Brasil.
Do Estado de S. Paulo