Propostas aprovadas por acordo

Nosso debate foi de excelente nível, com propostas consensuais”, comemorou o coordenador do grupo, Celso Amâncio, secretário de Desenvolvimento Econômico de São Caetano e coordenador da mesa que debateu Crédito.
As sugestões que serão encaminhadas ao BNDES propõem maior agilidade ao microcrédito, programa de crédito às empresas autogestionárias e às cadeias produtivas, taxas e prazos diferenciados com contrapartidas de manutenção de emprego, controle ambiental ou inovação.
As principais propostas para a região são a estruturação do Banco do Povo Regional e a criação de um centro de informações sociais e econômicas.

Agilidade
O grupo também quer a democratização do Conselho Monetário Nacional, capacitação gerencial sobre crédito para empreendedores e plano de renegociação de dívidas para micro, pequenas e médias empresas e trabalhadores.
Celso Amâncio disse que o grupo entende ser fundamental a desburocratização da liberação de créditos, com maior agilidade nas análises. “As empresas que tomaram empréstimos cresceram cerca de 40%, enquanto as outras cresceram 3%”, concluiu.