Proteção ao Emprego é realidade na Toyota e exemplo para o Brasil

 

Na segunda-feira, dia 23, os tra­balhadores na Toyota, em São Bernardo, aprovaram por unani­midade o acordo de Declaração Conjunta de Proteção ao Emprego e Crescimento Sustentado, negociado pelo Sindicato com a fábrica.

O documento foi assinado pelo pre­sidente do Sindicato, Rafael Marques; o coordenador do CSE, José Carlos de Souza, o Trovão; e pelos representantes da Toyo­ta, durante cerimônia de inauguração do prédio administrativo, que transformou a planta do ABC em sede da montadora no Brasil.

“Esse acordo está em sintonia com o que rei­vindicamos do governo federal de implanta­ção de um Programa de Proteção ao Emprego, o PPE, para todos os trabalhadores brasileiros”, disse o presidente durante o evento.

“Essa declaração que assinamos é o re­sultado da construção coletiva, que buscou nestes anos todos de existência do Comitê melhorar as relações entre o Sindicato e a Toyota”, afirmou o coordenador do CSE.

O presidente da Toyota do Brasil, Koji Kondo, elogiou o profissionalismo e em­penho dos trabalhadores na Toyota em São Bernardo e destacou os esforços para superar desafios.

“Por esta postura e o profissionalismo de todos, decidimos que a fábrica de São Ber­nardo será a nossa sede e faremos o melhor para manter essa unidade viva”, declarou Kondo.

Em abril de 2013, o presidente do Sindi­cato esteve em visita à fábrica da Toyota, em Tahara, no Japão, uma das mais modernas plantas da montadora no mundo.

Lá, ele recebeu o apoio do presidente da União dos Trabalhadores na Toyota, Mit­suyuki Tsuruoka, para o desenvolvimento de novos projetos da empresa na planta de São Bernardo.

Entre as ações para a unidade na cidade está a im­plantação do tercei­ro turno no setor de forjaria e a oficia­lização da transfe­rência da sede admi­nistrativa da Toyota de São Paulo para o ABC paulista, com investimento de aproximadamente R$ 19 milhões.

Trabalhador é homenageado em evento que marcou transferência da sede para o ABC

O retificador ferramenteiro, Severino José da Silva, o Turiba ou Bio, foi homenageado pela Toyota, durante a cerimônia de assinatura de proteção ao emprego e da oficialização da transferência da sede da mon­tadora no ABC.

O metalúrgico plantou com o presidente do Sindicato, Ra­fael Marques, uma muda de cerejeira ou sakura, no idioma japonês, em frente ao prédio administrativo.

Pela tradição oriental, a flor de cerejeira significa a beleza feminina e simboliza o amor, a felicidade, a renovação e a esperança.

“Vamos manter os empre­gos, trabalhar tranquilo, com segurança e respeito”, aconse­lhou Turiba, o mais experiente trabalhador na Toyota, com 34 anos de empresa.

Autoridades defendem vinda do Prius para São Bernardo

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e o governador do Estado de São Paulo, Geral­do Alckmin, defenderam a vin­da do Prius para ser construído na planta do ABC da Toyota.

“A presidenta Dilma já teve oportunidade de conhecer o Prius, aqui em São Bernardo, e estou otimista que iremos viabilizar muito rapidamente este projeto”, afirmou o prefeito Luiz Marinho.

“Vamos nos empenhar em trazer o Prius para São Bernar­do”, se comprometeu o governa­dor Geraldo Alckmin, durante a cerimônia na montadora.

 

Da Redação