Proteção do trabalho e os desafios do movimento sindical
Comente este artigo. Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br

Os Metalúrgicos do ABC, atentos ao cenário extremamente preocupante para o futuro do trabalho e dos sindicatos com as profundas mudanças no setor, vêm intensificando sua organização sindical e fortalecendo as negociações e acordos coletivos para proteger os trabalhadores contra o vendaval neoliberal de ataque aos seus direitos.
A entidade tem buscado aproximação com o Ministério Público do Trabalho e atores envolvidos com a proteção do trabalho e a liberdade sindical para trocar experiências, estreitar diálogos e criar um ambiente de cooperação permanente.
A visita essa semana do presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, à Sede do Sindicato, à Volkswagen e ao Centro Cultural Afro-Brasileiro Francisco Solano Trindade, em São Bernardo, se insere nesse movimento de aproximação e intercâmbio. Em roda de conversa com a Direção e convidados, Lelio exaltou o modelo de organização, que valoriza o diálogo propositivo e construtivo sem abrir mão da combatividade no local de trabalho e sociedade.
Para o ministro, os sindicatos precisam se reinventar diante das novas aspirações dos trabalhadores e das mutações de toda ordem que estão sendo colocadas às entidades representativas numa velocidade cada vez maior.
Como em outros tempos, as entidades sindicais são instigadas a criar novas estratégias e construir novos paradigmas. Cientes dessas tarefas, os Metalúrgicos do ABC vão se desafiando cada vez mais para manter o seu protagonismo sindical e polÃtico, do qual não abrem mão.
Departamento de Formação