Protesto na área de câmbio da Mercedes
Pelo terceiro dia, os trabalhadores na Mercedes Benz realizaram protesto por uma melhor PLR.
Desta vez a parada aconteceu nos três turnos da área de câmbio. Toda a produção foi afetada, inclusive os modelos exportados para os Estados Unidos. O pessoal fez assembléia na entrada do primeiro turno e, como nos outros dias, saiu em passeata pelas áreas da fábrica.
“Foi a caminhada mais animada que tivemos até agora”, comemorou Walter Souza, da coordenação da Comissão de Fábrica. Ele disse que a maioria do pessoal da área está na empresa há menos de dois anos. “Essa molecada estreou na luta com chave de ouro”, comentou.
Souza disse que até agora a montadora não se pronunciou sobre a reabertura das negociações. “Os protestos vão continuar”, assegurou ele.
Mobilização na Tracoinsa
Na Tracoinsa, de São Bernardo, a companheirada realizou assembléia para protestar contra a proposta feita pela direção da empresa, de pagar o mesmo valor da PLR do ano passado.
O movimento durou uma hora. Novos protestos serão realizados até que a Tracoinsa apresente uma proposta decente.
Acordos em Diadema e Santo André
Em Diadema, foram aprovados três acordos de PLR, na Metalúrgica Irene, Forjaria Fav e Eletrocoating. “A cada ano que passa conquistamos PLR em um número maior de empresas”, disse Sérgio Nobre, coordenador da Regional Diadema.
Em Santo André, a companheirada na Fundição Chuí foi à luta e conquistou a PLR pela primeira vez.
Eles embolsam a primeira parcela em agosto e a segunda em janeiro.