Protesto pára linha de ônibus na Mercedes

Com a interrupção da produção na área de ônibus das 9h às 15h, os trabalhadores na Mercedes-Benz, em São Bernardo, iniciaram ontem um processo de lutas para fazer a empresa melhorar sua proposta de PLR.

“Essa paralisação é o começo”, afirmou Walter Souza, da coordenação da Comissão de Fábrica. “A luta só terminará quando a Mercedes chamar a representação dos trabalhadores e apresentar uma proposta melhor”, acrescentou.

O impasse nas negociações é que a empresa não aceita melhorar sua proposta em relação ao ano passado, embora a produção tenha aumentando 11%.

Isso motivou os trabalhadores a iniciarem um processo de mobilização. A decisão foi tomada em duas assembléias pela manhã e os protestos começaram com a parada de cercade 300 companheiros na área de ônibus. Após a parada, eles saíram em passeata pela fábrica toda e que durou duas horas.

O setor não foi escolhido ao acaso, explica Souza. Ele tem apresentado problemas nas condições de trabalho, alto ritmo de produção, além de ser área em que, em passado recente, foi encontrado trabalhando um companheiro que estava em férias. Novas manifestações devem acontecer nos próximos dias.