ProUni oferece mais de 90 mil bolsas de estudo universitárias para o 2º semestre

Incrições vão até esta sexta-feira (5). Bolsas integrais são especialmente reservadas aos alunos com baixa renda familiar

Estão abertas até o próximo dia 5 de junho as inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni). São 57 mil bolsas integrais e outras 33 mil parciais – para pagamento de 50% da mensalidade – do total de 91,2 mil disponíveis no segundo semestre para que alunos carentes tenham acesso ao ensino superior.

As bolsas integrais são especialmente reservadas aos alunos com renda familiar de até um salário mínimo e meio per capita, equivalente a R$ 697,50. As parciais serão destinadas aqueles com renda de até três salários por pessoa em cada família, ou R$ 1.395,00.

Para se inscrever, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2008, e cursado o ensino médio em escola pública, ou particular como bolsista integral. Há cotas para afrodescendentes e indígenas. Professores da rede pública de ensino também podem participar.

Processo terá duas etapas
O processo, realizado exclusivamente pela internet no endereço http://portal.mec.gov.br/prouni, será desenvolvido em duas etapas. Na primeira, ocorre a pré-seleção e divulgação dos contemplados na 1ª e 2ª chamadas.

O resultado da 1ª chamada será divulgado em 9 de junho e o pré-selecionado terá 10 dias – até 19 de junho – para comprovação das informações solicitadas pelo Ministério da Educação. A 2ª  chamada será em 29 de junho, com prazo até 10 de julho para as comprovações.

Depois, quem não foi pré-selecionado ou perdeu a primeira etapa, poderá se inscrever na segunda, realizada entre os dias 20 e 24 de julho. No primeiro semestre de 2009, o ProUni garantiu acesso ao ensino superior para 156.416 estudantes, sendo 95.694 bolsas integrais e 60.722 parciais.

Para se inscrever e conhecer detalhes do ProUni, acesse o site oficial do programa: http://portal.mec.gov.br/prouni

Da FEM/ CUT