Próximo do fim, Gol tem “honroso” desempenho de vendas
Hatch da VW é o quinto veículo mais vendido no País
O Gol deu mostras, em outubro, que seu anunciado fim de produção após 42 anos está muitíssimo próximo, coisa de pouquíssimas semanas, ainda que a montadora não tenha definido oficialmente uma data. O hatch acumulou somente 3,1 mil licenciamentos no mês passado e apareceu na modesta 18ª posição entre os automóveis de passeio mais vendidos.
É o quarto pior resultado mensal de 2022, à frente somente dos números de fevereiro a abril, período em que a produção em Taubaté, SP, foi prejudicada e até interrompida em decorrência da falta de componentes, sobretudo. Porém, nos três meses seguintes, o Gol voltou a liderar o mercado. Em julho e agosto esbarrou nos 12 mil licenciamentos por mês, recuando para 5,8 mil em setembro.
Esse “estouro” das vendas no meio do ano não sinalizou que a Volkswagen tenha mudado seus planos para o modelo lançado em 1980 como candidato a substituto do lendário Fusca. Na verdade, refletiu apenas que a escassez da oferta no trimestre anterior estava sendo suprida com maior produção para dar conta dos pedidos represados, em particular de frotistas, há tempos responsáveis pela maioria dos emplacamentos do hatch.
De qualquer forma, o Gol completará seu último ano de vida com desempenho comercial para lá de relevante. De janeiro a outubro, somou 56,1 mil licenciamentos, foi o quinto carro de passeio mais negociado e por apenas algumas centenas de unidades não apareceu à frente do Fiat Mobi, que teve quase 56,8 mil unidades. Independente de quantas unidades estarão nos últimos lotes de produção, que merecerá a edição de despedida Last Edition, o hatch já tem assegurado um lugar destacado na história da indústria automobilística brasileira.
Do AutoIndústria