PSA Peugeot Citroën estuda nova fábrica no Brasil
Ao completar dez anos no PaÃs, montadora revela que seu plano de expansão pode ser maior que o já anunciado
Dez anos após a produção do primeiro veículo no Brasil, a PSA Peugeot Citroën inicia um plano de expansão que poderá ser ainda maior que o anunciado. Para atender ao aquecidíssimo mercado brasileiro, a multinacional revela ao iG já ter estudos para construir uma nova fábrica, além da instalada em Porto Real (RJ). Mas, para dar um passo de cada vez, a montadora se limita a revelar detalhes do projeto de ampliação da planta existente, que acaba de ser iniciado.
O projeto de expansão da montadora prevê o aumento de capacidade de produção dos atuais 150 mil para 220 mil veículos por ano a partir de 2012. Paralelamente, a fabricação de motores deve passar de 220 mil para 280 mil anualmente. Única no Brasil, a planta de Porto Real atua no seu limite, com o funcionamento de três turnos de trabalho.
“Depois de dez anos de presença no Brasil, estamos com nosso sistema saturado e só temos uma saída: aumentar a capacidade”, afirma Tarcísio Telles, diretor Industrial para América Latina da empresa.
Além do número de veículos, a montadora vai lançar novos modelos (mas o executivo não revela quantos e muito menos quais). O investimento no Brasil de 2010 a 2012 chega a R$ 1,4 bilhão.
A fábrica superou todas as expectativas que a empresa cultivava no lançamento de Porto Real, em primeiro de fevereiro de 2001. Telles lembra que a previsão, quando a fábrica foi inaugurada, era produzir 22 automóveis por hora. Mas como resultado de inovações, adaptações e aumento de produtividade, a planta passou a produzir 29 veículos por hora – no mesmo espaço físico. O objetivo é atingir 40 unidades por hora até 2012.
Mais empregos
Durante a década de presença no Brasil, a unidade industrial produziu, ao todo, mais de 800 mil veículos e 900 mil motores. O número de funcionários, por sua vez, passou de 1,45 mil efetivos para 4,1 mil na fábrica e cerca de 5 mil colaboradores em todo o país.
Telles admite que o ritmo acelerado da demanda brasileira pode levar a empresa a erguer nova planta, mas prefere deixar a discussão para depois da ampliação de Porto Real. “Estamos pensando nisso sim (uma nova fábrica). Espero que o mercado brasileiro continue crescendo, que os nossos produtos continuem tendo a aceitação que têm no mercado (…) Existem estudos sérios a respeito, mas só podemos falar disso quando realmente precisarmos”, antecipa Telles.
A empresa quadruplicou as vendas no Brasil desde o começo da produção. “Somos a mais jovem montadora de automóveis brasileira e, mesmo assim, aceleramos muito mais do que o mercado. Em 2001, vendemos 48,6 mil veículos e tínhamos 3% de participação no Brasil. Agora, vendemos quase quatro vezes mais, enquanto a comercialização de veículos no mercado brasileiro no período apenas dobrou. Em 2010, comercializamos 174 mil unidades e alcançamos 5,2% de market share”, afirma Carlos Gomes, presidente para o Brasil e a América Latina da PSA Peugeot Citroën, por meio de nota.
Do iG Economia