PT 29 anos: Uma história de lutas e conquistas do povo brasileiro
"O Partido dos Trabalhadores surge da necessidade sentida por milhões de brasileiros de intervir na vida social e política do País para transformá-la. A mais importante lição que o trabalhador brasileiro aprendeu em suas lutas é a de que a democracia é uma conquista que, finalmente, ou se constrói pelas suas mãos ou não virá". (Manifesto de fundação do Partido dos Trabalhadores)
Nesta terça-feira (10) o Partido dos Trabalhadores completa 29 anos. Depois de anos de luta contra a ditadura militar e do renascimento dos movimentos sindical e social, impulsionado principalmente pela luta dos trabalhadores no ABC paulista, o PT nasceu do sonho de se ter um partido somente para os trabalhadores.
Ao longo destas quase três décadas, com as eleições de prefeitos (as), vereadores(as), deputados(as), senadores(as), governadores e do Presidente da República, o partido mudou a forma de se fazer política no Brasil. O avanço das lutas populares permitiu que operários, funcionários públicos, moradores da periferia, camponeses, mulheres, negros, estudantes, índios e outros setores explorados pudessem se organizar para defender seus interesses. O PT tornou-se a voz pela qual as minorias puderam ecoar seus anseios.
Com a ascensão de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência da República, em 2002 – reeleito ao segundo mandato em 2006-, o Brasil conheceu um período de crescimento econômico e de importantes conquistas sociais. Houve um importante incremento na geração de empregos e de aumento da renda dos mais humildes. Programas sociais como o Bolsa Família e o Fome Zero resgatam o direito à cidadania a milhões de brasileiros e brasileiras. Com os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC-, na ordem de R$ 1 trilhão, o Brasil foi o país que menos sentiu os efeitos da crise mundial, que ataca economias sólidas, como a dos EUA, desde setembro do ano passado.
Em mais este aniversário petista, agradecemos e parabenizamos aos nossos parlamentares, prefeitos(as), vice-prefeitos(as), dirigentes partidários e, principalmente, à nossa militância, pela incansável luta em busca de uma sociedade mais igualitária, fraterna e justa.
Do Diretório Estadual PT-SP