PT apoia projeto contra incentivos a importações


Senador Paulo Paim (PT-RS). Foto: José Cruz / Agência Senado

Toda a bancada do PT no Senado apoia o pedido das cinco maiores centrais sindicais brasileiras e de 13 entidades patronais para a rápida votação da Resolução 72, que acaba com a chamada ‘guerra dos portos’ ao proibir que Estados brasileiros concedam incentivos fiscais para importações.

“Nosso partido entendeu a importância da rápida aprovação da medida para proteger a indústria nacional e os empregos”, comentou o senador Paulo Paim (PT-RS). 

Hoje, diversos Estados competem para cobrar impostos de importação mais baratos e atrair os produtos estrangeiros para desembarcar em seus portos.

Essa ‘guerra’ reduz ainda mais o preço dos importados e prejudica as empresas nacionais, ameaçando os empregos. Se o projeto for aprovado, todos os Estados cobrarão os mesmos impostos, acabando com a ‘guerra’.

A solicitação para que a votação seja apressada partiu das centrais e entidades em reunião na terça-feira (28/2) com o presidente do Senado, José Sarney.

Ele garantiu que colocará a Resolução 72 em votação até março se os partidos autorizarem. O apoio do PT foi o primeiro passo neste sentido.

“A resolução 72 é um dos pontos cobrados pelas centrais e empresários na luta contra a desindustrialização”, afirmou o presidente da CUT-SP, Adi dos Santos Lima.

“Estamos construindo um movimento que não começou agora, mas nas mobilizações no ano passado. Vamos agora organizar um calendário de mobilizações por todo o país”, completou Adi.

Da Redação